O Curso de Estatística
Atualmente, em que a alta competitividade rege o mundo da tecnologia e mercados e a informação é a peça principal do cenário moderno, a Estatística destaca-se como uma ciência multidisciplinar desempenhando um papel fundamental na pesquisa científica para a otimização de recursos econômicos, na administração para o aumento da qualidade e produtividade, na gestão pública para a focalização e criação de políticas sociais, nas tomadas de decisões e previsões em diversas áreas do conhecimento científico.
Desse modo, a diversidade de atuação no mercado de trabalho é um dos grandes atrativos da Estatística, que pode colaborar na melhoria da eficiência e também propor solução de diversos problemas em quase todas as áreas do conhecimento, tais como na indústria (controle de qualidade, previsão), na demografia (análise de fluxos migratórios, populacionais), em marketing e mercado (análise e desenvolvimento de produtos, previsão de vendas), na área financeira e bancária (seguros, avaliação de investimentos), nas universidades e instituições de pesquisas (docência, planejamento de pesquisas e experimentos).
A Faculdade de Estatística da Universidade Federal do Pará oferece o curso de bacharelado em Estatística e é parceira em um programa de pós-graduação (Mestrado em Matemática e Estatística), além de realizar periodicamente cursos de pós-graduação em nível de Especialização que atraem estudantes de diversas áreas do conhecimento interessados na aplicação da estatística. Professores e alunos da Faculdade de Estatística integram três grupos criados a partir de projetos de Pesquisa e Extensão Universitária, que são formados por equipes multidisciplinares. Esses grupos têm como finalidade a produção e a troca de conhecimento estatístico entre a Universidade e a sociedade em geral e oferecem a oportunidade para os alunos atuarem em projetos científicos e pesquisas estatísticas
Perfil do profissional a ser formado
O egresso do Curso deverá ser portador de sólida formação geral, científica e técnica em estatística e áreas correlatas, com capacidade para analisar e buscar soluções de problemas que envolvam aleatoriedade. Poderá exercer sua atividade profissional em qualquer área do conhecimento em que os estudos tenham como base o planejamento, a coleta, a análise e a interpretação de dados, obtidos em pesquisas observacionais e/ou experimentais, pautando seus julgamentos e decisões no rigor científico, em referenciais éticos e legais e em compromissos com a cidadania. Além disto, em todas as suas atividades devem estar presentes, a curiosidade pelo conhecimento novo e uma postura ética diante dos fatos.
Competências e habilidades
- Ter cultura científica: precisa conhecer os fundamentos mais gerais das áreas com as quais deverá colaborar;
- Ter capacidade de expressão e de comunicação;
- Ter conhecimento das formas de planejamento de coleta de dados;
- Ter conhecimento das formas de medição das variáveis de sua área de atuação e de organização e manipulação dos dados;
- Saber produzir sínteses numéricas e gráficas dos dados, através da construção de índices, mapas e gráficos;
- Saber usar técnicas de análise e de modelagem estatística;
- Ser capaz de, a partir da análise dos dados, sugerir mudanças em processos, políticas públicas, instituições etc.;
- Possuir capacidade crítica para analisar os conhecimentos adquiridos, assimilar novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos, além de capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar;
- Ter habilidades gerenciais.
Redes Sociais